.

18 de jan. de 2012

Esdras Tikinho São Paulo 2011.

Snowboard no Brasil

Apesar de não haver montanhas nevadas no Brasil, o snowboard é um esporte praticado no país sim e que a cada ano ganha mais notoriedade – e mais adeptos. Apesar da maioria dos atletas brasileiros praticarem no exterior, existem no país pistas de neve artificial para a prática do esporte.

A mais antiga e mais conhecida é a pista de São Roque, no interior do Estado de São Paulo. A pista atende tanto principiantes quanto praticantes experientes desse esporte e conta com instrutores e equipamentos. É lá também que é disputada a Taça Brasil de Snowboard. Hoje existem outras pistas artificiais a fim de promover e difundir o esporte em várias localidades do país.

Os atletas brasileiros dominam o esporte em nível profissional na América Latina: o Brasil é líder do ranking sul-americano de snowboard da Federação Internacional de Esqui (FIS) nas categorias feminina e masculina.

A brasileira Isabel Clark é líder do ranking feminino overall (pontuação geral) e também nas categorias cross (SBX) e slalom gigante paralelo (PGS). A atleta é o grande destaque brasileiro, pois é detentora do melhor resultado da história brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno: um nono lugar no Snowboard Cross em Turim-2006. Gustavo Bauer lidera na categoria slope style, Ricardo Moruzzi, é líder no slalom gigante paralelo e vice-líder no overall, e Felipe Motta, que é o atual campeão brasileiro de cross, aparece em terceiro lugar no half pipe.
Campeonato nacional

Em 1995, realizou-se o primeiro campeonato brasileiro em Valle Nevado, no Chile. Desde então, o campeonato tem ocorrido anualmente, nas montanhas nevadas do Chile ou da Argentina, cada vez mais organizado, com mais atletas e cobertura da mídia.

O Campeonato Brasileiro de Snowboard já está em sua 16ª edição e hoje a competição conta como uma das etapas da Copa Continental Sul-Americana. Sua última disputa aconteceu em San Martin de Los Andes, Chapelco, na Argentina. Quem lidera o ranking geral nacional entre os homens é Riccardo Moruzzi, seguido por Mario Zulian Neto e Gustavo Graf. Entre as mulheres, a líder é Isabel Clark – o grande nome nacional do esporte – seguida por Nathali Oliani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deixe seu contato que eu responderei assim que puder! Deus te abençoe!