.

31 de out. de 2011

O Jornal Diário do Nordeste encartou na sua página dominical Esportes Radicais!


Esdras Tikinho-Foto-Natinho Rodrigues

O Jornal Diário do Nordeste encartou na sua página dominical Esportes Radicais uma matéria completa sobre o sandboard cearense na atualidade. Confira a matéria.

Na aventura radical deste domingo vamos compreender melhor a dinâmica e as particularidades do sandboard, um dos esportes radicais que mais têm identificação com a geografia de nosso estado e que nos últimos anos têm revelado talentos de destaque internacional. E para nos explicar por que esse esporte atrai tantos adeptos convidamos uma equipe de peso formada por atletas de renome e promessas da nova geração do esporte para que eles nos apresentassem a verdadeira essência do surf na areia.

MATÉRIA NA ÍNTEGRA E SEM CORTES
O Sandboard é um esporte que consiste basicamente em deslizar em dunas de areia, de pé, utilizando uma prancha de madeira que tem o fundo revestido por fórmica. Simples certo? Errado. Para seus praticantes, o sandboard é muito mais do que isso. É uma maneira de estar em contato direto com a natureza em uma atividade extremamente radical. É praticar um esporte que exige muita resistência e vigor físico e acima de tudo, se acostumar a ver paisagens exuberantes do alto das dunas cearenses, mesmo que estas estejam cada vez mais raras.

“Para mim o sandboard é muito mais que minha profissão, um esporte ou um estilo de vida. Sandboard é a minha própria vida. Eu amo este esporte e não sei o que estaria fazendo da vida se não fosse atleta. É por isso que sempre procuro dar o meu melhor para representar bem o Ceará em todas as competições que participo, pois, desde o dia em que deslizei em uma duna pela primeira vez, minha vida mudou completamente”, declara emocionado Esdras Tikinho, sandboarder profissional que já conquistou vários títulos e ganhou notoriedade em 2010 ao vencer um campeonato de Snowboard (a versão do sandboard na neve) em pista artificial em São Paulo, garantindo a inédita vaga cearense para o Circuito Brasileiro de Snowboard, realizada em Chapelco, na Argentina.

Conversando com os demais atletas que estavam na duna da Sabiaguaba, treinando para a etapa do circuito estadual que rola neste final de semana, é difícil não se impressionar com a maneira como este esporte seduz seus praticantes e os envolve em um ambiente de consciência ambiental e social.

O surf na areia realmente está transformando a vida de muita gente como a de João Roberto, o Ferinha, que mora na Sabiaguaba e diz não cansar de contemplar o espetáculo do por-do-sol de cima das dunas.


João Ferinha-Foto-Natinho Rodrigues

João Roberto.“Acho que nunca na vida vou enjoar de subir nessa duna para dar uma descida ou simplesmente, para curtir um por-do-sol alucinante”, afirma Ferinha, que praticamente cresceu em frente à duna e já perdeu as contas de quantas vezes subiu e desceu seus mais de 30 metros e das alegrias e tristezas que teve lá, entre manobras emocionantes e algumas quedas que ele prefere esquecer. Isso sem falar no aprendizado a respeito da importância de se cuidar e preservar o meio ambiente como um todo, para que as próximas gerações possam continuar a usufruir do prazer de deslizar nas dunas e contemplar a natureza.

E antes que vocês se perguntem se eu também já experimentei a sensação de deslizar em um sandboard, lhes afirmo que é uma das melhores sensações que se pode sentir. Quando você chega no topo da duna e se prepara para enfrentar a íngreme descida é como se todo aquele deserto de areia se transformasse em uma grande onda. A subida é exaustiva, um verdadeiro sacrifício. Mas, a sensação da descida, a velocidade, o vento soprando no rosto e principalmente, a adrenalina das manobras, fazem deste esporte uma excelente opção para quem deseja praticar um esporte radical de baixo custo e que encontra no Ceará, um lugar que oferece condições ideais para a sua prática.

ABRAM ALAS PARA A NOVA GERAÇÃO
Para Weberto Papito, que está à frente da AERS, a Associação de Esportes Radicais da Sabiaguaba, apesar dos parcos recursos e dos quase inexistentes investimentos do poder público e da iniciativa privada no esporte, o sandboard insiste em crescer e revelar novos atletas. Como é o caso do Shinaider e de Netinho, atletas da nova geração que despontam como competidores de alto rendimento que estão prontos para alçarem voos mais altos, representando o Ceará em provas nacionais e internacionais, mas estão com o futuro ameaçado por falta de patrocínio:

“Ficamos tristes por saber que o sandboard cearense poderia estar chegando junto em condição de igualdade técnica em qualquer competição nacional ou internacional. Temos ótimos atletas, mas, ainda falta apoio. Contudo, nem tudo são espinhos, pois, nosso trabalho vai muito além da competição. Para nós o sandboard é uma importante ferramenta de inclusão social e de educação, além de ser uma oportunidade única para muitas crianças serem adequadamente orientados sobre a importância da preservação dos Parques Naturais, das Apas, das dunas móveis etc.”, explicou Papito, enfatizando os benefícios para os praticantes do esporte trazidos através de parcerias como a feita com a ONG A Cura do Planeta, que apoia e orienta tecnicamente os atletas assistidos pela AERS.

Para Netinho, mais um novo talento que vem despontando na cena do sandboard nos últimos meses, todo o ecossistema que engloba a Sabiaguaba, suas dunas, áreas de manguezal, o Rio Cocó e a fauna da região, constitui um verdadeiro paraíso. Para ele, se a maioria dos sandboarders de hoje se preocupa com a limpeza do meio ambiente, muitas vezes cumprindo o papel de agentes da SEMAN e SEMACE na efetiva proteção das dunas, isso se deve ao amor pelo esporte e serve de exemplo de como é importante investir no desenvolvimento de ações que multipliquem esse despertar de consciência.


Thiago Silva-Foto-Natinho Rodrigues
CALENDÁRIO INTERNACIONAL
Atualmente, nosso principal representante é o atleta profissional Esdras Tikinho. Segundo ele, nos próximos dias, irá encarar um dos seus maiores desafios:

“Se tudo der certo, estarei embarcando para o Peru no dia 10 de novembro para duas competições. A primeira será na cidade de Huacachina, um oásis no meio deserto peruano, que servirá de prévia para a Copa Peru Internacional, que será realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Lima, capital do país. Depois dessas duas provas entrarei em um treinamento específico com meu Personal Treiner Miguel Dante Vasconcelos, para uma competição de Snowboard a qual fui convidado e que será realizada na Serra Estrela, em Portugal. Tenho treinado muito para todas essas competições e acredito que estarei bem preparado, tanto mental quanto fisicamente, para honrar o Ceará e o Brasil frente às maiores potências do esporte no mundo”, declarou Esdras que tem na manobra Rodeo 720º (movimento em que o atleta executa dois giros completos sobre seu próprio eixo, decolando de uma rampa e voando por mais de 10m), sua maior arma.

SAIBA MAIS
O Sandboard, como inúmeros outros esportes radicais, surgiu na Califórnia, na década de 1960. A busca por novas maneiras de sentir a adrenalina os dias sem ondas levou muitos jovens a pegarem suas pranchas de surf e se aventurarem nas dunas californianas, traçando nas areias, as primeiras linhas da história desse esporte.
Assim nasceu o sandboard, esporte que está presente em diversas partes do mundo e que tem como principais expoentes os países: Peru, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos e é claro, o Brasil.

Na Terra Brasilis, os estados de maior destaque são: Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

E para quem está admirado em ver países como a Alemanha como um dos pólos do esporte, é bom saber que é lá que se realiza, há 19 anos, o mais importante evento de sandboard do planeta, válido como mundial da Categoria.

Apesar de nossas excelentes condições para a prática desse esporte, sobretudo no nordeste brasileiro, o sandboard só aportou aqui por volta do final da década de 1980 e início de1990, inspirado na beleza plástica de outro esporte radical por excelência, o Snowboard, seu correspondente na neve. E de lá pra cá não parou mais de crescer.
Em meados de 1990, os atletas deram início à organização da modalidade com o surgimento das entidades e a promoção dos primeiros eventos. Começavam a surgir as condições para que o esporte se difundisse e se popularizasse.

Não tardou para que virasse uma verdadeira febre que contagiou todas as praias do Ceará. E não é pra menos. Com um vasto litoral onde as dunas móveis representam um de nossos maiores cartões postais, não é de se admirar que o Sandboard crescesse tanto por aqui. E foi justamente daqui que surgiram alguns dos principais nomes do Sandboard nacional.


Esdras Tikinho-Tiago Silva.

CURIOSIDADE
Mesmo antes das primeiras pranchas de Sandboard chegarem ao Ceará, aqui já era praticado um esporte que ficou nacionalmente conhecido como esquibunda. Na década de 1980 um artesão da Praia do Cumbuco fazia esses artefatos que eram um verdadeiro sucesso entre nativos e turistas. Seu nome é Pitôti e até hoje você pode encomendar um esquibunda a ele, pois, mesmo depois de quase trinta anos, ele continua a fabricá-los. Pitôti é deficiente físico, mas isso nunca o impediu de ser um artista de mão cheia. Com o desenvolvimento das pranchas de sandboard, Pitôti passou a se dedicar a construir miniaturas de jangadas, que impressionam pela perfeição dos detalhes.

MODALIDADES DO SANDBOARD.
Slalon- 2 atletas partem paralelamente cruzando bandeirinhas. Vence o que chegar primeiro.

Boardercross- 4 atletas disputam uma corrida com obstáculos (rampas e curvas). A colocação é dada a partir da chegada ao ponto final.

Big Air- Cada atleta salta em uma grande rampa. Aquele que executar a melhor manobra (avaliada pela altura, estilo, dificuldade, aterrissagem) vence. Esta é a modalidade mais praticada pelos brasileiros.

SlopeStyle- Essa modalidade é um Freestyle onde o atleta escolhe em seu percurso, saltar em rampas e/ou deslizar em corrimões.

Manobras- Existem três variações:
Manobras de linha- O atleta segura em algum lugar da prancha (borda, nose, tail…);
Manobras de rotação- O atleta efetua giros de 180°,360°,540°, 720º… com a prancha;
Manobras de ponta cabeça- O atleta desafia a gravidade mandando saltos mortais com a prancha nos pés (frontflips, backflips, loopings).

Campeonato Mundial- O Mundial é o maior e mais tradicional evento de sandboard do planeta e acontece no Monte Kaolino, em Hirschau (Região da Bavaria) –Alemanha, em uma duna artificial com inclinação de 40º. Atualmente, está em sua 19ª edição.

 Confira no site: AQUI! ou AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deixe seu contato que eu responderei assim que puder! Deus te abençoe!