.

16 de ago. de 2012

Cearenses driblam lógica e disputam Campeonato Brasileiro de Snowboard

Esdras Tikinho e Willame Oliveira treinam em dunas no Ceará para competir na categoria. Campeonato será realizado no Chile

A prática de sandboard no Ceará é bastante comum entre os esportistas. Um Estado cheio de dunas, praias e clima tropical contribui com o cenário perfeito para a prática do esporte. Cheio de manobras radicais, o sandboard nasceu como uma alternativa para os surfistas quando o mar não estava bom para a prática do surfe. Até aqui, nada de incomum, se não fosse por dois cearenses profissionais de sandboard, Esdras Tikinho e Willame Oliveira, participarem de uma competição de snowboard no Chile.

Neste mês de agosto, eles vão representar o Ceará no 18º Campeonato Brasileiro de Snowboard, no Valle Nevado. Com estilos bastante parecidos, mas realizados em locais muito distintos, sandboard e snowboard se diferenciam pela neve.

Segundo Esdras, o sonho de todo profissional de sandboard é migrar para o snowboard, mas o clima do Brasil não ajuda a prática do esporte. Então, a saída é adaptar os treinos nas dunas das praias do Ceará.
- As dificuldades enfrentadas para treinar nas dunas são muitas. Muda muita coisa, desde as pranchas, acessórios, até o clima. É uma grande adaptação - afirma Willame.

Para competir no Campeonato Brasileiro, os treinos foram realizados nas praias de Sabiaguaba (em Fortaleza) e Prainha (Aquiraz, a 24km da Capital cearense). O clima diferente foi só um dos fatores para se adaptar ao snowboard.

- Na neve, não tem atrito com a prancha, já na areia a prancha tende a prender um pouco e, por isso, não tem tanta velocidade, se comparada ao snowboard. Mesmo assim, é um grande treino para o snow. Os acessórios que usamos, nós pegamos tudo do snow por ser mais técnico - esclarece Esdras.
Esdras Tikinho praticando snowboard, profissional de sandboard 2 (Foto: Carlos Muriongo) 
Cearenses representam estado no Chile
(Foto: Carlos Muriongo)
Esdras diz que o sonho de competir como atleta de snowboard vem desde criança.
- Virar atleta de snow era o meu sonho desde criança. Quando eu via os vídeos e todos falando como era massa e adrenalizante despertou algo muito intenso em mim - disse.

Era um sonho incomum, no mínimo. Não é todo dia que você vê alguém de uma cidade praiana se interessar por esportes de inverno. Essa situação inusitada já foi alvo de muitos comentários dos amigos desses atletas.

- Não é normal essa ideia de dois cearenses irem para a neve. Todos brincam com a
gente pelo fato da terra ser completamente quente e não ter nada a ver com neve, e sim com praias, surf kite, sandboard e calor. O Ceará é um dos estados mais quentes do Brasil - afirma Esdras.

Caso se saiam bem na competição, os brasileiros concorrem a uma vaga para as Olimpíadas de Inverno de 2013. Mas para isso, eles precisam preencher alguns pré-requisitos.

- Precisamos somar muitos pontos, ser atletas federados na FIS (Federação Internacional Ski e Snowboard). Mas precisamos participar de algumas principais competições mundiais e
internacionais e garantir nossa vaga - diz Willame.
Esdras Tikinho praticando snowboard, profissional de sandboard 3 (Foto: Esdras Tikinho/Arquivo Pessoal) 
Esportistas tentam adaptar treinos de sandboard  (Foto: Esdras Tikinho/Arquivo Pessoal)
Os meninos sabem que é um longo caminho a ser percorrido, mas a confiança não é abalada por conta disso.
- Temos confiança pois esse é o nosso maior sonho. Não ser somente atletas olímpicos, mas medalhistas olímpicos - sonha Esdras.

Programação XVIII Campeonato Brasileiro de Snowboard
16/08 - Prova SBX – Snowboardcross Campeonato Brasileiro Open
17/08 - Weatherday – dia livre
18/08 - Treino SBS – Snowboard Slopestyle Copa Continental/Brasileiro
19/08 - Prova de SBS - Copa Continental/Brasileiro + Brasileiro Open
20/08 - Prova de SBS - Copa Continental/Brasileiro + Brasileiro Open
21/08 - Prova de GS – Slalom Gigante Campeonato Brasileiro Open

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deixe seu contato que eu responderei assim que puder! Deus te abençoe!